A foto da Copa! - Texto não verbal

Você sabia que um texto não se caracteriza apenas por palavras e frases? Pois é, a nossa concepção tradicional para o vocábulo "texto" é formalmente chamada de "texto verbal". Textos verbais são aqueles compostos por palavras organizadas em orações e parágrafos através das regras da gramática normativa.
Há, também, textos multimodais (ou mistos), que são formados por diferentes formas de texto, como palavras e imagens. Exemplo tradicional deles são as boas e velhas histórias em quadrinho, ou HQ's, e os filmes, que mesclam músicas e falas com imagens.
Por fim, existem os textos não verbais, caracterizados pela ausência de palavras e pela presença de elementos visuais, como é o caso das fotografias.
Parece meio doido conceber que gestos, músicas, fotografias, filmes, desenhos, esculturas e danças também são textos. Mas viram só? Nem é tão difícil!

Aqui vai um um textozinho (verbal!) que eu fiz a respeito de um outro texto (não verbal!), a "foto da Copa"!


Disponível em: http://instagram.com/fifaworldcup (#repost@senegalfootball) Acessado em: 21 mar. 2019

            O texto acima foi eleito pelo público mundial como “A foto da Copa do Mundo FIFA 2018”. Curiosamente, o momento foi registrado por um brasileiro. Esta imagem tem um enorme significado não só por sua qualidade, muito menos por ter sido tirada por mãos brasileiras, mas por representar a união de etnias promovida pelo futebol. A Copa do Mundo é um evento que para o globo e, enquanto ocorre, ficam de lado (ou deveriam e assim foi neste momento) racismo, opiniões políticas e ideológicas e colocam-se em foco a festa, a alegria, a união e, é claro, o futebol.
            O contexto deste texto não verbal foi o jogo entre Senegal e Polônia, ocorrido em Moscou durante a Copa do Mundo da FIFA de futebol masculino. O clique foi feito por Rodrigo Villalba no instante em que o brasileiro naturalizado russo Thiago Cionek (e isso aumenta o significado de pluralidade de etnias da foto) estende o braço para o jogador senegalês Sadio Manè se levantar.      
            Para compreender o texto o leitor precisa possuir, é claro, visão. Apenas com isso já se pode perceber que é uma foto nítida tirada durante uma partida de futebol. Todavia, possuindo, além da mera visão, um olhar crítico ou um pouco mais de conhecimento sobre a última Copa do Mundo, entende-se o valor de denúncia ao racismo e a ideia de união de povos por trás da foto.
Por Samuel Reis

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Provas e tipos

Faixa etária

A estrelinha - Conto